domingo, 24 de março de 2013

SÃO TOMÉ: REVISÃO DOS ELEITORES


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou, na tarde da última quinta-feira (21), treinamento para cerca de 60 servidores do tribunal que atuarão auxiliando os servidores das zonas eleitorais que passarão por revisão biométrica na primeira etapa do cadastramento previsto para 2013. A partir de 9 de abril, os 16 municípios que compõem as zonas eleitorais de São Tomé (19ª), Pau dos Ferros (40ª), Almino Afonso (55ª) e Governador Dix-Sept Rosado (57ª) passarão por revisão com coleta de impressões digitais. O treinamento, composto de uma explanação teórica seguida de exercícios práticos, termina na próxima segunda-feira (25).
No primeiro dia de treinamento, após a exposição teórica para toda a turma, os chefes de cartório dos municípios onde haverá revisão receberam instruções práticas. Em seguida, começou o treinamento para os 47 servidores que serão deslocados de suas zonas de origem e da Secretaria do TRE para auxiliar a força-tarefa para cadastrar as assinaturas, fotos e impressões digitais do eleitorado dos 16 municípios a serem revisados. Para a servidora Thamara Oliveira, do cartório eleitoral de Macau, o treinamento é uma novidade animadora, pois prepara os colegas a não enfrentarem grandes dificuldades na hora do atendimento. “Quando houve a revisão biométrica em Macau não houve esse apoio e foi muito mais difícil”, lembrou.
Para Thompson Souza, chefe da seção de Sistemas e Apoio às Eleições e um dos responsáveis pela condução do treinamento, a capacitação é completa porque alcança diversas ocorrências possíveis no momento da coleta de dados. “Estamos transmitindo as informações por meio de exercícios que simulam diferentes situações que podem ocorrer, como a de um eleitor com débito perante a Justiça Eleitoral porque não compareceu às urnas ou de um eleitor com título cancelado por revisão do eleitorado”, frisou Thompson. O treinamento, que capacita os servidores a lidar com os equipamentos de coleta de assinatura, foto e impressão digital, ainda trata do sistema de transmissão dos dados para o TSE, o Transbio.
fonte: TRE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS