quarta-feira, 20 de março de 2013

"O GRITO PELA ÁGUA" reuniu centenas de agricultores em Santa Cruz



O FOCAMPO – Fórum do Campo Potiguar realizou o “Grito pela Água da Região Trairi”, na terça-feira dia 19/03/2013, dia de São José, com centenas de agricultores(as) Familiares de vários municípios da região do Trairi.
Compareceram agricultores e agricultoras familiares e lideranças sindicais dos municípios de Jaçanã,Campo Redondo,Santa Cruz,São José do Campestre,Tangará Serra Caiada,Japi, São Bento do Trairi, Lajes Pintadas,Coronel Ezequiel,  de São Bento e Passa e Fica. Estavam presentes também dirigentes da FETRAF-RN, - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN e da FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN.
Os agricultores e agricultoras familiares se concentraram na Vila de Todos com faixas e bandeiras e gritando palavras de ordem em relação à questão da seca que atinge a região do Trairi, focando também a problemática da Adutora Monsenhor Expedito, a qual se o governo não realizar um projeto de ampliação em todos os aspectos, poderá entrar em colapso em pouco tempo.
A caminhada saiu em direção ao centro da cidade com os agricultores(as) organizados em filas, acompanhados por um carro de som tocando a música “planeta água” durante o percurso.
Houve uma parada em frente ao Banco do Nordeste do Brasil, onde as lideranças sindicais fizeram falas direcionadas à gerência do Banco no sentido de o Banco acelerar a análise das propostas e projetos de créditos rurais emergenciais dos agricultores e agricultoras familiares, os quais se encontram represados dentro da agência há vários meses.
Realizada a caminhada, os agricultores(as) se concentraram em frente à Igreja de Santa Rita de Cássia, onde aconteceram várias falas, tanto de agricultores(as) familiares,quanto das lideranças sindicais,tudo no sentido e no foco da questão da seca e da Adutora Monsenhor Expedito, chamando a atenção das autoridades da região e do Estado do RN, para que tomem uma providência urgente no sentido de amenizar os efeitos da seca na região do Trairi.
A Comissão Organizadora do “Grito pela Água da Região do Trairi”, avalia como positiva a manifestação e, agradece a participação de todos e todas que de uma forma ou de outra ajudaram e colaboraram para o acontecimento desse evento tão importante para a região, agradece também às mídias sociais e à Rádio Comunitária Santa Rita,que compareceram para fazer a cobertura do evento.
Por José Mota da Silva Júnior, Sindicalista de Jaçanã e membro da Comissão Organizadora do “Grito pela Água da Região Trairi”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS