Débora Bergamasco / BRASÍLIA
A
presidente Dilma Rousseff quintuplicou a compra de ônibus escolares do
Programa Caminho da Escola em 2012, em relação ao ano anterior,
entregando um total recorde de 9.283 coletivos ao custo de R$ 1,8 bilhão
- apenas fruto de investimentos federais. Pelo impacto imediato que
gera na vida das famílias de estudantes, o programa tem forte apelo
eleitoral. Em campanha antecipada pela reeleição, Dilma passou a
participar pessoalmente da entrega desses transportes para a população e
associar sua imagem a um programa que tem sido bem aceito.
Em
menos de um mês, ela desembarcou em quatro cidades diferentes,
escolhendo para ser generosa especialmente em regiões estratégicas para
golpear os alicerces eleitorais de seus prováveis adversários no pleito
presidencial de 2014. O interesse dos prefeitos em distribuir o
benefício tem sido tão grande que as aquisições do primeiro trimestre
deste ano seguem com velocímetro acelerado: 1.399 ônibus, que custaram
R$ 282,36 milhões bancados pela União, por recursos próprios das cidades
e Estados e por financiamento do BNDES.
A
entrega dos ônibus pelo País passou a integrar o kit obrigatório que a
presidente e seus ministros procuram distribuir nos recentes périplos
pelo Brasil: veículos escolares, imóveis do Minha Casa, Minha Vida,
máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras.
Campos e Aécio.
No dia 25 de março deste ano, a presidente entregou ônibus em Serra
Talhada, Pernambuco, Estado governado por Eduardo Campos, do PSB. Apesar
de hoje compor a base aliada federal, não é segredo no Brasil que o
governador já começou a articular, nos bastidores, embate com Dilma pelo
comando do Planalto no ano que vem.
Mirando
o mesmo futuro rival, no dia 2 deste mês, a presidente entregou
coletivos em Fortaleza (CE), cidade administrada pelo prefeito Roberto
Cláudio, e capital do Estado pilotado por Cid Gomes, ambos pessebistas. O
Partido dos Trabalhadores atua para agradar aos eleitores hoje
comandados pelo PSB e ainda tenta conter o avanço de Campos pelo
Nordeste, onde apesar de o PT ter popularidade, perdeu prefeituras
importantes no ano passado.
Já
na última terça-feira, o alvo foi o ninho do senador tucano Aécio Neves
(MG), pré-candidato do PSDB à Presidência. Dilma esteve em Ribeirão das
Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde fez o governador
de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), subir em seu palanque e ouvir
críticas sobre gestões passadas, época em que, conforme ela discursou,
"o País crescia, mas o povo não crescia junto".
Números.
Em 2010, ano em que Dilma foi eleita, seu antecessor e padrinho
político Luiz Inácio Lula da Silva desembolsou R$ 806,88 milhões para
distribuir 4.363 ônibus pelo País, mais que o dobro do valor investido
por ele mesmo no ano anterior.
Além
das verbas federais, se forem somados as aquisições de ônibus
utilizando recursos próprios de Estados e municípios e empréstimos
concedidos pelo BNDES, os números também aumentam em progressão
aritmética. Em 2009, foram entregues 3.475 ônibus. No ano seguinte, da
disputa eleitoral, os municípios receberam 6.225 veículos escolares.
No
primeiro ano de mandato da presidente Dilma, o Caminho da Escola
concedeu 2.247 veículos - uma queda vertiginosa em relação ao turbinado
ano eleitoral de 2010. Em 2012, ano de eleições municipais, o programa
volta a ganhar fôlego: foram distribuídos 11.551 ônibus.
Sem
viés político. O Ministério da Educação informou, por intermédio da
assessoria de imprensa, que a aquisição dos veículos "não depende de
partidos ou de questões eleitorais, até porque quem faz o pedido dos
veículos são as próprias prefeituras, com base nos dados do censo
escolar". O MEC acrescenta que o critério para definir a quantidade de
meios de transporte a serem adquiridos no Programa Caminho da Escola é o
número de alunos matriculados nas escolas de educação básica da zona
rural que utilizam transporte escolar.
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