domingo, 3 de novembro de 2013

CONGRESSO NACIONAL RECONHECE CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DE EX-PRESIDENTE LULA PARA O PAÍS

 
Na Câmara, Lula recebeu duas medalhas: a comenda “Suprema Distinção”, pela trajetória política; e a medalha da Constituinte, pela participação na elaboração da Carta Magna de 88


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu nesta terça-feira (29) no Congresso Nacional um dia de homenagens e reconhecimento por toda sua contribuição à democracia e ao Brasil. Desde a sua militância sindical à luta pelo Estado Democrático de Direito; do seu trabalho na Constituinte aos oito anos na Presidência da República. Na Câmara, Lula recebeu duas medalhas: a comenda “Suprema Distinção”, pela trajetória política; e a medalha da Constituinte, pela participação na elaboração da Carta Magna de 88.  No Senado ele foi agraciado com a Medalha Ulysses Guimarães, concedida a lideranças nacionais em comemoração aos 25 anos da Constituição.
Visivelmente emocionado na volta ao Congresso, 11 anos depois, Lula aproveitou para cobrar dos parlamentares uma reforma política que resgate a vitalidade do Congresso Nacional. Em seu discurso, ele defendeu uma reforma política para requalificar os partidos, reduzir a força do poder econômico e ampliar as formas de participação da sociedade no processo legislativo. “A reforma política enfrenta resistências, mas não vejo outra maneira de se exercer a política de forma nobre. Temos que enfrentar esse debate e fazer as mudanças. Temos que ter a coragem para romper com velhos vícios”, defendeu.
 
Manifestações
Na avaliação do ex-presidente Lula, as manifestações de rua ocorridas em junho demonstraram que a população quer “um pouco mais do Estado”. “O povo aprendeu a comer contrafilé e não quer voltar a comer acém, ele quer comer filé (...) o povo que ser tratado como cidadão de primeira classe”. Ele alertou, no entanto, que as vozes não podem negar a política. 

“O que aparece sempre quando se nega a prática política é um grupo praticando, na verdade, a ditadura”, alertou Lula.
Sintonia – O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), enfatizou que a bancada está sintonizada com o ex-presidente Lula. Em seu discurso na Tribuna ele também defendeu a valorização da política e do Congresso Nacional. “A nossa bancada luta por uma reforma política que fortaleça os partidos políticos e que estabeleça o financiamento público de campanha”, afirmou.
 
José Guimarães enfatizou que Lula tem dedicado a sua vida a aprender e a ensinar novas lições sobre as formas de enfrentar os destinos. “Sempre mostrando que a esperança reside na capacidade de organização política dos humilhados e dos ofendidos para mudar seus destinos e que o medo, o terror e a astúcia são as armas dos opressores e, por mais poderosas que sejam, podem ser derrotadas. Este é o maior legado do ex-presidente Lula”, disse.
Sonho
 
Tanto Lula, como Guimarães, falaram do novo modelo de governo implantado pelo PT. Um modelo com desenvolvimento social, com valorização do salário mínimo, com um mercado interno aquecido, com geração de emprego e renda, e, principalmente com redução da desigualdade social.
 
“Foi a política que me permitiu realizar vários sonhos. O sonho das pessoas poderem fazer três refeições por dia,  realizado com o Bolsa Família que possibilitou que 36 milhões saíssem da miséria; o sonho do pleno emprego e, no nosso governo, foram gerados 20 milhões de empregos com carteira assinada e 4 milhões de novas empresas” disse Lula. Ele lembrou ainda o aumento real de 74% do salário mínimo; a renda familiar subiu 35%; 40 milhões de pessoas passaram para a classe média; as vagas nas universidades públicas saltaram de 3,4 milhões para 7 milhões e o ProUni já beneficiou 1,3 milhões de jovens carentes.
 
Para o líder José Guimarães, o ex-presidente Lula soube, como nenhum outro, empreender um projeto de transformação social que é referência nacional e mundial. “Lula soube empunhar as transformações que hoje continuam sob a liderança da presidenta Dilma”, afirmou.
(Vânia Rodrigues - PT na Cãmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS