terça-feira, 3 de setembro de 2013

MÉDICOS CUBANOS EM SÃO TOMÉ

O Rio Grande do Norte vai receber sete médicos de Cuba em três municípios através do programa Mais Médicos. A informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (3).

As cidades de Riacho de Santana e São Tomé receberão dois profissionais cubanos, cada, enquanto São Tomé terá três médicos vindos de Cuba. Eles vão trabalhar em unidades básicas de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, 400 cubanos serão direcionados a um total de 219 localidades. Juntas, as regiões Norte e Nordeste receberão 91% desses médicos, o equivalente a 364 profissionais. Eles trabalharão em unidades básicas de saúde de 187 localidades (69 municípios e 12 distritos indígenas no Norte e 105 municípios e um distrito indígena no Nordeste). Os 36 demais médicos irão para áreas carentes em 26 cidades do Sudeste e em seis do Sul.

Este grupo atende a 29,4% dos 701 municípios que não foram selecionados por nenhum médico ao longo do chamamento individual, que deu prioridade a brasileiros com diplomas do Brasil e a brasileiros formados no exterior antes de convocar estrangeiros de países como Espanha, Argentina e Portugal.

“A presença desses profissionais vai ampliar e qualificar o atendimento na Atenção Básica do SUS. E esse é um processo contínuo, esperamos a chegada de mais médicos que vão nos ajudar a construir o SUS diariamente”, disse o secretário de Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.

Até o fim do ano, outros 3.600 profissionais cubanos chegam ao Brasil para ocupar os postos remanescentes após novas rodadas de chamamento individual de brasileiros e estrangeiros.
 
fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS