quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MAIS UMA DA NOSSA DILMA :RN recebe 18 caminhões-pipa doados pelo Governo Federal

 
Mais de 70 mil moradores da zona rural de 18 municípios do Rio Grande do Norte, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, passam a contar com o auxílio dos novos 18 caminhões-pipa doados na última segunda-feira (23) pelo Governo Federal. A primeira doação do equipamento para o Estado totaliza um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 
 
Até 2014, 149 municípios potiguares serão contemplados com os caminhões-pipa da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O investimento total será de R$ 35,3 milhões. Para o Estado já foram entregues 163 retroescavadeiras e 149 motoniveladoras. 
 
Dos 167 municípios do RN, 160 (95,8%) estão em situação de emergência devido à estiagem prolongada, que provocou a redução das reservas hídricas do Estado. O decreto de emergência foi renovado na última quarta-feira (18) e tem validade de 180 dias. A estimativa é que mais de 2 milhões (2.032.278) de pessoas são atingidas atualmente pela situação da seca, o que corresponde a 62,95% da população potiguar.
 
De acordo com o delegado federal do MDA no Estado, Raimundo Costa, existe uma carência por parte das prefeituras municipais desse tipo de equipamento. “É um maquinário caro e muito necessário para os pequenos municípios. Vai contribuir muito levando água para as comunidades afastadas e, inclusive, passando por estradas recuperadas por outros equipamentos do PAC 2, como a retroescavadeira e a motoniveladora”, destaca. 
 
Equipamentos 
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte (Fetarn), Ambrósio Lins do Nascimento, destaca que é mais um equipamento que vai impulsionar a agricultura familiar. “Todos os cinco equipamentos vêm para ajudar o homem do campo. Tenho visto o trabalho das máquinas e elas estão servindo realmente o seu propósito”, assegura. 
 
Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.
 
 
Foto: Rafael Monteiro/MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS