quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RN: BANCÁRIOS EM GREVE


Os bancários do Rio Grande do Norteentraram em greve nesta quinta-feira (19). Em decisão tomada em reunião plenária realizada na noite desta quarta-feira (18) emNatal, a categoria decidiu iniciar a paralisação por tempo indeterminado por reajuste salarial. Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte, a greve também foi aprovada em outros estados do Brasil. “Foi utilizada como último recurso após vários dias de negociação com a Fenaban e as direções dos Bancos Públicos”, diz nota enviada pelo sindicato.
Ainda de acordo com a categoria, a proposta de reajuste apresentada pelos banqueiros foi de 6,1%. “O índice é muito abaixo do que a Contraf CUT (líder do comando nacional de negociação) está pedindo, que é de 11,93% e muito abaixo do defendido pela Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), grupo ao qual a base do RN faz parte, que pleiteia 22% de reajuste para cobrir as perdas das últimas duas décadas”.
Segundo o sindicato, a greve começa principalmente pelos bancos públicos e deve crescer nas demais agências com adesão de mais bancários ao longo do movimento.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) afirma que a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de reajuste de 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc).
Em posicionamento sobre a paralisação, a Fenaban disse que apresentou no dia 6, às lideranças sindicais dos bancários, propostas à categoria e se mantém aberta a negociações.
"A Fenaban ressalta que o piso salarial da categoria subiu mais de 75% nos últimos sete anos e os salários foram reajustados em 58%, ante uma inflação medida pelo INPC de 42%. Ou seja, somente o piso salarial registrou aumento real de 23,21%", diz a nota.
"Pela proposta, o piso salarial para bancários que exercem a função de caixa passará para R$ 2.182,36 para jornadas de seis horas", diz a Federação.

G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS