sexta-feira, 10 de maio de 2013


TV Digital: Câmaras do RN querem integrar a rede


Câmaras do RN querem integrar a rede de TV Digital.

Cerca de 30 legislativos municipais do Estado tem interesse em integrar a rede de TV digital. Eles estavam representados no workshop sobre as TVs Legislativas, promovido na manhã desta sexta-feira (10) no plenarinho da Assembleia Legislativa, evento aberto oficialmente pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Motta e que contou, entre outras, com a presença da jornalista Sueli Navarro, presidente do Comitê de TV Digital da Câmara Federal.
Sueli Navarro preside o comitê desde 2006 e traçou um panorama das TVs Legislativas no Brasil. A Rede já está em operação em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza e Porto Alegre. Até o meio do ano, devem ser inauguradas as transmissões em Cuiabá, Goiânia, Palmas e Vitória. “Vai ser um passo importante. Nós vamos entrar na casa de todo cidadão brasileiro sem ele ter de pagar por isso. As pessoas vão ter opção de assistir ou não a esse conteúdo e isso é um grande avanço, inclusive porque essa imagem vai chegar em excelente qualidade”.
A diretora do Comitê mostrou como é o passo a passo para a requisição e os desdobramentos burocráticos e técnicos para a instalação de uma TV Legislativa. Ricardo Motta colocou à disposição dos legislativos municipais que tem interesse em adquirir o seu canal, a equipe da TV Assembleia e da Fundação Djalma Marinho, entidade mantenedora da TV, para suporte técnico e jurídico.
“Esperamos que em breve vocês estejam transmitindo suas sessões e o trabalho em tempo real para os seus municípios, da mesma forma que nós, deputados, estamos chegando em todo o Estado. Esse é um dos mais importantes instrumentos da cidadania, pois a sociedade fiscaliza o nosso trabalho”, disse.
Alcance
Recentemente a Câmara assinou acordo de parceria com o Senado para a instalação da Rede Legislativa em todas as capitais brasileiras. Cada Casa ficou responsável pela implantação em 13 capitais. No interior de São Paulo, Barretos, Jaú, Tupã e Ribeirão Preto já estão operando em caráter experimental. Serão licitados ainda no primeiro semestre de 2013 os sistemas de TV Digital para Recife, Natal, Salvador e Rio Branco. Ainda este ano serão inauguradas as operações em mais 36 cidades no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Programação
  Durante o work shop, o diretor da TV Assembleia, jornalista Maurício Pandolphi, apresentou um painel sobre Princípios e Objetivos de uma Televisão Legislativa Municipal. Ele destacou que no caso de alguns municípios terem dificuldades financeiras para implantar o projeto, podem viabilizá-lo através de consórcios incluindo de três a quatro cidades. O gerente técnico da TV Assembleia, Paulo Bezerra, falou sobre os Fundamentos Básicos e Custos de Implantação da TV Digital nas Câmaras Municipais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS