terça-feira, 20 de agosto de 2013

COPA 2014: COMEÇA HOJE VENDA DE INGRESSOS

Postado na Folha de São Paulo: 

Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, começam a ser vendidos na terça-feira, a partir das 7h, somente pelo site da Fifa.

Depois de filas, falhas no agendamento, muitas reclamações e até ações na Justiça por danos morais devido a problemas na venda e retirada das entradas para os jogos da Copa das Confederações, a entidade apresentou mudanças para o Mundial.

As duas principais foram o aumento dos centros de distribuição para os torcedores pegarem os seus bilhetes e a localização das categorias dos assentos nos estádios --os dois pontos mais críticos no evento-teste, em junho.

A Fifa apresentou um mapa detalhado da distribuição das categorias dos assentos.
São quatro classes, sendo a 1 a mais cara e a 4 a mais barata --esta última só para torcedores residentes no Brasil e com descontos para estudantes, idosos e beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Torcedora mostra ingresso comprado na Copa das Confederações
Torcedora mostra ingresso comprado na Copa das Confederações
Normalmente, a entidade não identifica o local de cada categoria nas competições que organiza porque espera a demanda de cada setor para distribuir as cadeiras.

Para a Copa das Confederações, por exemplo, a categoria 1 era simplesmente definida como "local nobre" quando o consumidor acessava o site para a compra.

Para as demais, a imprecisão era maior: as categorias 2 e 3 eram apresentadas como aquelas fora da 1. Só que as 2 custam mais do que a 3 e houve muitas reclamações de pessoas que pagaram mais e sentaram em lugares piores do que quem pagou menos.

Por isso, o advogado Rodrigo Fagundes Terassovich entrou com ação na Justiça, no final de julho, contra a Fifa World Cup Assessoria, empresa criada pela entidade para gerenciar a venda de ingressos no Brasil. Ele pede R$ 15 mil por danos morais.

"Comprei na pré-venda, em novembro, e não havia explicação sobre o local das categorias. Fui ver a final na categoria 2, fiquei quase atrás do gol. Amigos meus na categoria 3 pagaram menos e ficaram em lugares melhores."

Ele pretende comprar ingressos para a Copa agora que a Fifa divulgou exatamente onde fica cada setor. "Mas vou comprar o mais barato mesmo", disse.

ENTREGA ANTECIPADA

O sistema de venda de ingressos tem três fases, sendo que a entrega dos bilhetes aos torcedores deve começar em 15 de abril, quando faltarão quase dois meses para o jogo de abertura --12 de junho.

A entidade resolveu antecipar a abertura dos centros de credenciamento para tentar evitar as longas filas que se formaram na Copa das Confederações. A troca para essa competição começou em 29 de maio, 17 dias antes da partida inaugural do torneio.

A Fifa quer, ainda, colocar mais de um centro de retirada de bilhetes em cada uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, inclusive com guichês em aeroportos.

Editoria de Arte/Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS