sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Robinson, Silveira Jr e o PSD por cima

O PSD do governador Robinson Faria passou a ocupar o comando da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) e também da Federação das Câmaras Municipais do Estado (FECAM-RN).
Uma prova do prestígio do novo governo e da capacidade de articulação do prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior, ex-presidente da FECAM e eleito nesta quinta-feira, 15, presidente da entidade que reúne prefeitos de 156 municípios do Estado.
A eleição na FECAM teve chapa única, resultado do consenso obtido pelo vereador Jório Nogueira, presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Na FEMURN, não houve consenso e pela primeira vez na história da entidade houve disputa entre as chapas, terminando com a vitória de Silveira Júnior com 77 votos, dez a mais que o seu concorrente, prefeito Benes Leocádio, que estava à frente da entidade há seis anos.
Estreante na FEMURN, o chefe do Executivo mossoroense tem a seu favor o prestígio junto ao governo e a amizade pessoal com o governador Robinson Faria, que inclusive prestigiou o almoço de confraternização oferecido pela entidade após a eleição e posse do novo presidente. O prestígio e a amizade serão decisivos para o cumprimento de metas como a construção da sede própria da entidade.
Mas, Silveira Júnior também terá desafios pela frente. A destinação dos recursos do empréstimo junto ao Banco do Brasil é uma delas. Os prefeitos contavam com a destinação de 200 milhões, prometidos pela gestão anterior, para convênios com as prefeituras. O atual governo reformou o plano de aplicação e a chiadeira é grande e já começou. O novo presidente da FEMURN sentiu isso de perto ao participar da posse do prefeito Fabiano de Sousa na presidência da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar.
O novo dirigente da FEMURN, em plena ascensão política, vai ter de exercer toda a sua capacidade de articulação e liderança pra evitar choques com o governo, alvo de uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público e pela Federação dos Municípios, que cobra repasses atrasados dos programas da Farmácia Básica e Atenção Básica à Saúde. É a cobrança de R$ 65 milhões não pagos desde 2010. E há uma decisão judicial que determina o pagamento imediato. E o prazo para cumprimento será reaberto no próximo dia 20.
Que o PSD está em ascensão, ninguém duvida. Mas é bom saber que quanto maior o cargo, maiores são as responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS