domingo, 7 de abril de 2013

Conceição vence e é presa em Caiçara



Há mais de meia hora a terapeuta ocupacional Conceição de Maria Lisboa da Rocha e seus correligionários faziam carreata pelas ruas de Caiçara do Rio do Vento comemorando sua vitória na eleição extraordinária para prefeito municipal realizada neste domingo, 7, hoje.
De repente, porém, a barulheira minguou e ouviu-se na cidade a informação de que a polícia federal havia prendido Conceição, informação que este blog ainda não conseguiu confirmar junto a autoridades competentes. Ela foi levada para Lajes e seus aliados ficaram mantendo a festança acreditando que a prisão não passaria de mal entendido e Conceição chegaria daqui a pouco para voltar a comandar a comemoração.
Ainda havendo controvérsia quanto aos números de votantes e de votos válidos, é certo que Conceição obteve nas urnas 382 votos de maioria sobre o comerciante Arnaldo Acioli, que se candidatou pelo PMDB.
Os números que mais estão sendo mencionados dizem que Conceição recebeu 1.708 votos, contra 1.324. A vantagem terminou sendo maior do que a contabilizada na eleição em período normal, a 7 de outubro do ano passado, quando o jovem Felipe Muller, candidato pelo PP, enfrentou o então prefeito Edson Barbosa, o “Etinho” pelo PMDB. A decisão da justiça eleitoral de não contabilizar os votos dados a Felipinho empurrou a escolha para este 7 de abril.
As urnas mostraram uma realidade que se impôs a Caiçara do Rio do Vento nas últimas 48 horas, quando o grupo situacionista, até pouco antes amargurando forte escassez de dinheiro, há anos o mais forte combustível de suas campanhas, recebeu fortes injeções graças à abertura de bolsos por dois doublés de políticos e agiotas, os ex-prefeitos Felipe Eloi Muller, deste município, e Paulo Bernardo de Andrade Júnior, o “Júnior Bernardo”, de Riachuelo.
Formado por várias legendas, o grupo também recebeu de quinta-feira para este domingo forte injeção de “estímulo” apontada em Caiçara do Rio do Vento como possuidora do DNA da governadora Rosalba Ciarlini, que mergulhou de cabeça na disputa caiçarense na reta final da caminhada rumo às urnas.
O banho de dinheiro com que desde sexta-feira 5 os adeptos de Conceição Lisboa compraram lideranças e eleitores caiçarenses se estuarizou no exercício de várias aquisições, como este jornalista mostrou ao longo da madrugada deste domingo.
Um irmão de Conceição foi flagrado em plena compra de votos, fugiu e terminou nos braços da polícia federal, em Lajes, mas a corporação preferiu soltá-lo sem registrar a ocorrência, argumentando que seu mister não tem nada a ver com corrupção eleitoral.
O caso mais emblemático da larga aquisição de votos nas horas imediatamente anteriores à abertura das urnas foi protagonizado por um político apontado no centro administrativo do executivo estadual, em Lagoa Nova, na zona sul de Natal, como o caiçarense mais íntimo de Rosalba.
Trata-se do vereador Sebastião Hiran da Costa (PSDB), o “Tião Galinha”, que foi preso em flagrante, recebendo algemas e sendo trancafiado no xadrez que a polícia militar mantém na cidade. Tião Galinha foi solto menos de duas horas depois pela polícia militar, que agiu à revelia da justiça eleitoral e, segundo consta, cedeu a pressões exercidas da residência oficial da Governadora.
A justiça eleitoral se houve muito bem durante o pleito e os preparativos de ontem para a votação. Diante de denúncias, a juíza de Oliveira, titular da comarca e da zona eleitoral de Lajes, com jurisdição também sobre Caiçara do Rio do Vento, procurou comparecer pessoalmente aos locais indicados, acionando um grupo de policiais federais que a acompanhara durante todo o fim de semana.
Ontem, ela lacrou o comitê eleitoral do Dem, o partido que indicou Conceição Lisboa da Rocha, porque aliados desta começaram a promover uma carreata proibida pela legislação. Hoje, ao verificar que o mesmo comitê estava sendo usado como quartel general do grupo de organização e mobilização do Dem para a votação em si, a magistrada o lacrou definitivamente.
É difícil imaginar que a um grupo que vence duas eleições sucessivas a justiça eleitoral oponha obstáculos ou resistências, mas atores e observadores da política em Caiçara do Rio do Vento dizem que a juíza acumulou registros de várias ocorrências que poderiam levá-la a anular o pleito. Daí a acreditar que determinou a prisão de Conceição seria um pulo, mas o blog permanecerá na ativa a fim de conferir com mais precisão o que aconteceu.
---
P.S. O responsável pelo blog passou toda a noite de sábado para hoje trabalhando, em sua residência caiçarense, diante do Rio dos Ventos, sem poder sair de casa a pedido de familiares, que se preocupavam em função das ameaças recebidas nas duas últimas semanas. No meio da tarde, o sono bateu, e só há pouco mais de uma hora voltou ao batente. Agora, espera mais informações procedentes de Lajes.   
 
FONTE : DIARIO DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTARIOS ANONIMOS